Anuncie aqui!
CEA
EPIGRAF
ACE
SOULFIT
TUIUTI

Mercosul e União Europeia anunciam acordo após mais de 25 anos de negociações

Por Rede Megga em 06/12/2024 às 12:11:01

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeiafoi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (6), após a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.

O acordo entre os dois blocos será o maior tratado de livre comércio do mundo, englobando 32 países, com 780 milhões de pessoas. O documento ainda não foi assinado. Mas depois ainda precisa ser aprovado no Parlamento europeu e também nos Parlamentos dos países membros. Alguns países mais protecionistas, como a França, já se posicionaram contra o avanço das negociações, inclusive os franceses são os maiores críticos desse acordo.

O Mercosul era formado inicialmente por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que teve suas atividades suspensas em 2016. A Bolívia participa pela primeira vez como integrante pleno do bloco. Durante o encontro, o Panamá foi também oficialmente integrado como Estado Associado, tornando-se o primeiro país da América Central a obter esse status.

Em discurso, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o "acordo com Mercosul é vitória para Europa" e garantiu aos europeus que a "qualidade dos nossos alimentos permanece inalterável".

"Este é um acordo ganha-ganha, que trará benefícios significativos para consumidores e empresas, de ambos os lados. Estamos focados na justiça e no benefício mútuo. Ouvimos as preocupações de nossos agricultores e agimos de acordo com elas. Este acordo inclui salvaguardas robustas para proteger seus meios de subsistência", disse von der Leyen.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta sexta-feira (6) da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. De acordo com o Planalto, o acordo abre oportunidades de comércio e investimentos sem comprometer a capacidade para a implementação de políticas públicas em áreas cruciais como saúde, desenvolvimento industrial e inovação.

O governo informou que o texto anunciado nesta sexta-feira assegura a preservação de espaço para políticas públicas em compromissos sobre compras governamentais, comércio no setor automotivo e exportação de minerais críticos. O acordo também oferece mecanismos para lidar com eventuais impactos negativos de medidas unilaterais que possam afetar exportações do Mercosul.

Segundo o Planalto, os dois blocos acordaram compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável que adotam abordagem colaborativa e equilibrada, reconhecendo que os desafios nessa área são comuns e devem ser enfrentados de forma cooperativa.

Comunicar erro
PAG
ARTMAIS
EPIGRAF
ACE
SOULFIT
TUIUTI

Comentários

CEA
ARTMAIS
EPIGRAF
TUIUTI