É falso o vídeo que em que supostamente o senador Cleitinho (Republicanos-MG) fala sobre a possibilidade de usuários de cartão de crédito receberem milhas e cashback. Aparentemente feito com ferramentas de inteligência artificial a partir de um vídeo real, o conteúdo afirma que os benefícios seriam obtidos via "medida judicial" que teria sido "decretada". Tanto a assessoria de imprensa do parlamentar quanto o Procon-MG negaram a veracidade do vídeo.
Conteúdo investigado: Vídeo mostra o senador Cleitinho (Republicanos-MG), dizendo que após a decretação de uma medida judicial contra as bandeiras de cartões de crédito, consumidores poderiam receber valores significativos em cashback e milhas acumuladas desde 2015. A mensagem ainda orienta os usuários a clicarem em um link para falar com uma "assistente virtual" e realizar um suposto saque.
Onde foi publicado: Facebook.
Conclusão do Comprova: É falso que o senador Cleitinho (Republicanos-MG) tenha gravado vídeo para informar sobre a possibilidade de indenização das donas das bandeiras de cartões de crédito e débito a seus usuários. Uma gravação em que ele sugere mudanças no sistema político, como o fim da reeleição, foi editado, aparentemente com o uso de inteligência artificial, para parecer que o senador estaria denunciando um esquema de ocultação de milhas aos usuários desde 2015.