O retorno de Neymar ao Santos gerou um impacto significativo nas redes sociais do clube, com um crescimento exponencial no número de seguidores.
Em apenas 35 dias, o clube obteve mais de 5,5 milhões de novos seguidores em plataformas como Instagram, TikTok, X, YouTube e Facebook, ultrapassando os números do Flamengo em 2024.
Esse crescimento, o maior da história do clube, aproximou o Santos dos maiores clubes brasileiros em número de seguidores, faltando menos de 4 milhões para alcançar a terceira posição.
Em janeiro de 2025, o Santos foi responsável por cerca de 50% do crescimento total de seguidores de todos os clubes brasileiros, segundo dados do Ibope Repucom.
Além do aumento de seguidores, o clube também registrou um aumento expressivo no número de sócios, com mais de 20 mil novos sócios em poucos dias.
"O retorno de Neymar ao Santos transcende o que ele representa para o clube, e o atleta que ele é. Esse anúncio simboliza o retorno da esperança de conquista do principal título que todos esperam da nossa seleção, além de materializar a nostalgia de toda uma geração que se apaixonou pelo futebol, com ele no seu "auge"." concluiu Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, afirmou que a chegada de Neymar impulsionou a receita com patrocínios, permitindo a venda de espaços na camisa por valores significativamente maiores.
"Uma pequena propriedade na camisa, que nós estávamos vendendo por R$ 500 mil para essa temporada de 2025, nós conseguimos a negociação por R$ 6 milhões. De R$ 500 mil antes, nós fechamos por 1 milhão de dólares." disse Marcelo Teixeira.
A estreia de Neymar contra o Botafogo-SP também gerou grande expectativa, aumentando o número de associados do programa Sócio Rei em 42%, passando de 50 mil para quase 71 mil.
As redes sociais Instagram e TikTok do Santos registraram um aumento significativo de seguidores e visualizações após a apresentação de Neymar, ultrapassando a marca de 1 bilhão de visualizações.
Neymar também teve um grande impacto em suas próprias redes sociais, com meio bilhão de visualizações em 10 posts de vídeo no Instagram.
*Reportagem produzida com auxílio de IA