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Minas Gerais

Concessionária assume obras no trecho da BR-381 conhecido como 'rodovia da morte'


Uma cerimônia, na tarde desta quinta-feira (6), marcou a entrega do trecho da BR-381- conhecido como 'rodovia da morte' - para a concessionária Nova 381 que irá fazer as obras de duplicação entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

O evento foi à margem da rodovia, em Belo Oriente, uma das cidades onde está prevista a instalação de um dos cinco pontos de pedágio. O trecho contemplado tem uma extensão de aproximadamente 300 quilômetros.

Os ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o governador Romeu Zema (NOVO), representantes da Concessionária Rodovia Nova 381 responsável pelo contrato assinado em agosto de 2024, e os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)participaram do lançamento da etapa inicial das obras previstas no contrato.

A recuperação asfáltica, reparos em pontes e viadutos, limpeza das pistas e serviços de sinalização estão entre as intervenções previstas para os 100 primeiros dias de atuação da concesssionária como gestora do trecho da BR-381.

Ao todo, quase R$ 10 bilhões vão ser investidos na rodovia. Desse total, R$ 5,5 bilhões vão ser destinados para investimentos ao longo dos 30 anos de contrato e outros R$ 3,7 bilhões estão previstos para custos operacionais.

O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia, e passa pelo Vale do Aço - um dos mais importantes pólos industrial e siderúrgico do pais. A gestão da concessionária prevê, entre outras medidas, as seguintes intervenções:

  • 106,44 km de duplicação de novos trechos
  • 27,83 km de obras remanescentes
  • cerca de 83 km de faixas adicionais
  • 9,7 km de vias marginais
  • 20 passarelas
  • 166 pontos de ônibus
  • uma rampa de escape
  • 15 passagens de fauna
  • De acordo com o presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, paralelamente às intervenções de melhorias, outros trechos foram priorizados para reparos.

Já a duplicação do trecho, entre Belo Horizonte e Caeté, será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o ministro Renan Filho, as obras já foram licitadas. Foram destinados R$ 1 bilhão para os trabalhos na rodovia e outros R$ 300 milhões para a desapropriação de moradores na região metropolitana da capital.

A cobrança de pedágio dos usuários da rodovia está prevista para ser iniciada em fevereiro de 2026, 12 meses após o início da concessão. Mas segundo o ministro, isso vai depender da condições da via.

Cinco praças vão ser instaladas no trajeto entre a capital mineira e o Vale do Rio Doce nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Os valores ainda serão calculados. A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.

O plano de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, já passou por diversas gestões federais sem ser concretizado.

Em 2013, um edital de licitação para a realização das obras foi publicado pelo Dnit, dividindo o trecho em 11 lotes. Quatro deles ficaram sob responsabilidade do Dnit, e três foram concluídos.

Em 2021, um novo edital foi publicado, para a concessão da BR-381 entre Minas Gerais e Espírito Santo, mas o leilão foi adiado diversas vezes.

O acompanhamento dos trabalhos da concessionária será feito pela ANTT para garantir o cumprimento dos acordos estabelecidos no contrato.

O senador Carlos Viana (Podemos) também participou da solenidade de início das obras na rodovia e destacou o papel do congresso na garantia da manutenção dos recursos destinados aos trabalhos.

"No senado a minha principal função agora é ser parte do orçamento da união, porque é lá que a gente decide para onde vai o dinheiro. Recursos para a gente poder fazer as rodovias andar e as concessões. Conseguimos a da 381[...] conseguimos o dinheiro para o metrô, conseguimos o dinheiro da 367 no Jequitinhonha - que é outra rodovia muito importante. Então, agora é a gente não baixar a guarda, achar que está tudo resolvido. Pelo contrário, é agora que começa mesmo o nosso trabalho de cobrança do governo para manter o cronograma", disse Viana.

Toda a extensão da BR-381 tem 1.181 mil quilômetros e liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, passando por Minas Gerais. Mas foi o trecho entre BH e Governador Valadares que recebeu o apelido de 'rodovia da morte'.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes no local, com 33 mortes.

Já entre janeiro de 2021 e outubro de 2023, aproximadamente 7 mil acidentes foram registrados na rodovia.

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