Em entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (4), o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou os nomes que vão ocupar secretarias, coordenadorias e a chefia de gabinete da Prefeitura.
Veja, abaixo, quem assume cada pasta:
Guilherme Daltro, que ocupava a Secretaria de Governo interinamente desde janeiro, também foi efetivado no cargo.
O prefeito afirmou que não serão criadas novas secretarias, mantendo o atual número de 18. (veja lista completa abaixo)
Além disso, a Prefeitura anunciou a criação de um gabinete em Brasília como forma de facilitar articulações com o governo federal e com a bancada mineira no Congresso Nacional.
Márcio Lobato, novo chefe da pasta da Segurança, foi delegado da Polícia Civil de Minas Gerais e comentarista de um telejornal policial apresentado por Álvaro Damião.
Os dois ex-vereadores que assumem as novas coordenadorias são ligados à Família Aro, grupo político liderado pelo Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), que conta com uma bancada de mais de dez parlamentares na Câmara Municipal de Belo Horizonte.Com as mudanças, deixam a prefeitura, além de Barral, os secretários Josué Valadão, que ocupava a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e Genilson Zeferino, então titular da Segurança.
Valadão era um dos nomes mais antigos na Prefeitura; ele despachava da Afonso Pena 1212 desde o primeiro mandato de Márcio Lacerda (PSB), em 2009, e passou por diversos cargos também durante as gestões de Alexandre Kalil (sem partido) e Fuad Noman (PSD).
Zeferino estava à frente da Segurança desde a gestão de Kalil.
Já a pasta de Esportes e Lazer, que também ganhará nova chefia a partir dessa sexta, estava sem um titular desde fevereiro, quando Adriana Branco, também ligada a Kalil e a Fuad, foi exonerada.