BYD
ANC

Inverno começa no dia 20 ou 21?

Por Rede Megga em 18/06/2024 às 08:37:48

O inverno começa nesta semana e, ao contrário do que pode constar em alguns livros didáticos ou apostilas (foto acima), neste ano o início da estação não é no dia 21 de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2024, o inverno começa às 17h51 do dia 20.

Mas, se os livros escolares muitas vezes trazem uma data fixa para o início de cada estação, por que ela pode mudar a cada ano?

????Antes de responder a essa pergunta, é preciso lembrar que o início de cada estação está ligado a dois tipos de fenômenos astronômicos:

  • Solstício - determina o começo do inverno e do verão. São os momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios. Com isso, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno;
  • Equinócio - marca o início do outono e da primavera. Acontece quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

Então, no caso do início do inverno, que acontece nesta semana, está para acontecer o solstício de inverno, momento de maior incidência de luz solar sobre o Hemisfério Norte, marcando o dia mais curto do ano no Hemisfério Sul. (veja mais abaixo)

???? Os astrônomos explicam que a pequena variação de dias de início das estações está relacionada a dois fatores:

  • Ano trópico, isto é, quanto tempo a Terra leva para partir de algum dos pontos que definem as estações e retornar ao mesmo ponto;
  • E o fuso horário.

    Ajustes anuais

    Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica que, em geral, os livros didáticos têm algumas datas fixas de início de cada estação, para ajudar na memorização. Mas, na realidade, ano a ano, elas sofrem algumas alterações.

    "É uma variação bem lenta, que tem influência da inclinação do eixo da Terra e, principalmente, do fato do tempo que a Terra gasta para dar a volta no Sol não ser de 365 dias", comenta a astrônoma.

    O chamado ano trópico, tempo entre duas passagens por uma mesma estação do ano, é diferente do ano civil. Enquanto o ano civil tem 365 dias – ou 366, se o ano for bissexto – o ano trópico tem duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Comunicar erro
PAG

Comentários

ANUNCIE 6
AGRO