A Polícia Civil cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Abaeté, Lagoa da Prata e Nova Serrana, na terça-feira (18), durante operação de combate a uma organização criminosa atuante no estado.
A ação, intitulada Istambul, teve como objetivo a apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos vinculados a empresários envolvidos com a lavagem de capitais provenientes da atividade ilícita da organização criminosa investigada.
"Nessa fase da operação, visamos à lavagem de dinheiro e a ocultação dos bens, para atingir os agentes econômicos que trabalham em prol dessa organização criminosa e descobrir as suas conexões com outros estados", explicou o delegado Davi Moraes, que coordena as investigações.
Na terça-feira, os policiais civis estiveram em uma fábrica na cidade de Nova Serrana, responsável pela confecção de produtos falsificados, de marcas inclusive de renome internacional.
"Essa fábrica era um dos braços dessa lavagem de capitais; dessa dissimulação do dinheiro vindo do tráfico", acrescentou o delegado.
Na fábrica, a polícia apreendeu grande quantidade de calçados falsificados, materiais para a produção dos itens e maquinários. O proprietário da fábrica, de 46 anos, e outros dois funcionários, de 31 e 46 anos, oram autuados em flagrantes e liberados mediante pagamento da fiança.