Durante todo o ano de 2023, a TV por assinatura perdeu 16,8% de seus assinantes — uma queda de 2,3 milhões, chegando a 11,5 milhões de acessos. É bem menos que os quase 20 milhões que o modelo de distribuição alcançou no auge, em 2015. No entanto, esses números da Anatel contam apenas parte da história, e tem uma empresa chilena-brasileira que quer aproveitar esse momento de mudanças para desafiar as grandes Claro, Sky e Vivo.
"O número [da Anatel] é um pouco enganoso", esclarece Renato Svirsky, country manager da Zapping. "Não é que as pessoas não estão mais assistindo a TV: agora elas estão assistindo de outra forma"
É justamente nessa "outra forma" que a Zapping está apostando. Em termos técnicos, é o chamado vMVPD, sigla em inglês que quer dizer "distribuidor virtual de programação de vídeo multicanal". Na prática, é uma TV paga totalmente pela internet, via streaming, sem a necessidade de cabos e antenas. Para o usuário, basta abrir o app e mudar de canal para encontrar uma programação linear, como se fazia antigamente.
Operadoras tradicionais do setor estão incentivando essa migração, por meio dos produtos Sky+ e Claro TV+ — que já foram abordados nesta coluna. Ao mesmo tempo, muita gente deixou o formato para optar por plataformas sob demanda, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+. Ou foi para a pirataria das TV boxes.
As pessoas não saíram [na TV paga] porque elas queriam tudo separadinho em diversos aplicativos, mas sim porque era muito caro", acredita Svirsky. Na visão da empresa, isso cria a oportunidade para um negócio menor, mais dinâmico, aproveitar o vácuo deixado pelas transformações.