Anuncie aqui!
CEA
EPIGRAF
ACE
SOULFIT
TUIUTI
EXPO PIUMHI
TRANSMISSAO EXPO

STF formaliza acordo sobre dívida de Minas Gerais com a União

Por Rede Megga em 31/08/2024 às 18:45:05

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta quarta-feira (28), que o governo de Minas Gerais retome o pagamento da dívida com a União a partir do dia 1º de outubro.

A Corte também determinou que, em seis meses, seja apresentado um cronograma para cumprir as regras de entrada do estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

A dívida de Minas com o governo federal está em torno de R$ 165 bilhões. Durante o julgamento, apesar da aprovação por unanimidade, os ministros fizeram alertas sobre o excesso de prorrogações de prazos.

"O que foi combinado tem que ser cumprido", disse o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso.

"Espero que seja o último acordo", afirmou Flávio Dino. "É igual à dívida de amor: quanto mais se paga, mais se deve", ponderou Cármen Lúcia.

Foi a sexta vez que a gestão de Romeu Zema (Novo) pediu na Justiça ampliação do prazo. O pagamento da dívida está parado desde 2018, quando o governo estadual conseguiu uma liminar no STF.

Nessa espera, o governo de Minas aguarda a aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O texto foi aprovado no Senado e ainda precisa passar pela Câmara.

A proposta de Pacheco prevê que o valor principal da dívida dos estados, hoje na casa dos R$ 700 bilhões, deverá ser congelado e pago em 30 anos.

O projeto também altera o indexador e permite às unidades da federação a negociação de ativos no abatimento do estoque da dívida. A ideia é reverter parte dos juros economizados em investimentos nos próprios estados.


Comunicar erro
PAG
EPIGRAF
ACE
SOULFIT
TUIUTI
EXPO PIUMHI
TRANSMISSAO EXPO

Comentários

CEA
EPIGRAF
TUIUTI
EXPO PIUMHI 2025
EXPO PIUMHI 2025
TRANSMISSAO EXPO