A Quaest volta a campo, contratada pela TV Globo, para medir as intenções de voto na disputa pela prefeitura de São Paulo (SP). As entrevistas serão feitas entre domingo e terça-feira e o resultado será divulgado pela emissora na próxima quarta-feira (11/09).
Na última pesquisa divulgada para o pleito paulistano, feita entre terça e quarta-feira passada, o Datafolha mostrou empate técnico entre o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que marcou 23% das intenções de voto, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que somou 22%, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que também apareceu com 22%. Esta é a primeira vez em quase quatro décadas que a maior cidade do país chega a um mês do pleito com três candidatos tecnicamente empatados na dianteira.
O instituto mostrou, nos recortes por estratos, melhora de Nunes em segmentos como o eleitorado de menor renda, enquanto a rejeição a Marçal subiu. Segundo o Datafolha, são 38% os que dizem "não votar de jeito nenhum" no candidato do PRTB, taxa que era de 34% há duas semanas e de 30% um mês atrás.
Na pesquisa anterior da Quaest, feita entre 25 e 27 de agosto, Marçal cresceu e marcou 19% das intenções de voto, contra 22% de Boulos, e 19% de Nunes.
Serão ouvidos pela Quaest no novo levantamento 1.200 eleitores, presencialmente, em suas residências. Além de perguntar em quem o eleitorado pretende votar, a rejeição aos candidatos e a avaliação sobre o governo do prefeito Ricardo Nunes, o levantamento vai medir o impacto da primeira semana de propaganda eleitoral no rádio e na TV e a percepção sobre a manifestação bolsonarista prevista para o próximo sábado.
No mesmo período, a Quaest também faz pesquisas para a TV Globo e afiliadas sobre as eleições do Rio, de Belo Horizonte, do Recife e de Fortaleza. Os resultados para essas capitais também serão divulgados na quarta-feira.