As últimas pesquisas para a Prefeitura de São Paulo, Datafolha, Quaest, AtlasIntel e Paraná Pesquisas, mostram divergências nos resultados de intenção de voto entre os líderes Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB).
Cada instituto tem sua própria metodologia e fez a coleta de dados em datas diferentes:
"Cada uma dessas metodologias consegue captar melhor, com maior ou menor precisão, determinados segmentos. Numa pesquisa digital, por exemplo, sem a interação humana, é possível ter respostas mais sinceras para aquelas respostas que socialmente não seriam tão aceitas", explica o âncora Iuri Pitta sobre o modo utilizado pela AtlasIntel.
No caso da entrevista presencial, é possível captar outros dados que não seriam possíveis na forma digital, como aquelas pessoas que não estão tão expostas às redes sociais.
"Quando você vai no ponto de fluxo, você pega pessoas que estão em circulação, por isso se chama ponto de fluxo. Se você vai até o domicílio das pessoas, talvez você não capte tantos segmentos que são mais avessos a conversar com o entrevistador ali no seu endereço domiciliar", prossegue.
Os institutos realizaram a segunda rodada de pesquisas após o começo do horário eleitoral, em 30 de agosto.
Nunes tem o maior tempo de exposição na TV e no rádio, com cerca de 6 minutos. Boulos tem pouco mais de 2 minutos. Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB), tem 30 e 35 segundos, respectivamente.
"A televisão é que proporcionou essa recuperação, digamos assim, do prefeito Ricardo Nunes", afirma Lavareda, falando sobre a subida do atual prefeito nas pesquisas.
Na opinião do cientista político, as datas em que as pesquisas são coletadas podem ter influenciado nos resultados.
"Em primeiro lugar, o momento, numa fase que nós estamos da campanha, esse mês de setembro e meados de setembro, eu dizia, é o momento em que as tendências estão se confirmando, conformando e configurando como tal. As mudanças, dia a dia, embora pequenas do ponto de vista se forem mensuradas em trackings [pesquisas internas], elas são significativas num intervalo de dois a três dias", diz Lavareda.