Atacante do Real Madrid e vencedor da Champions League, Vini Jr. era considerado um dos favoritos para vencer o prêmio Bola de Ouro masculino nesta segunda-feira (28/10). Mas o jogador brasileiro não viajou para Paris, onde ocorre a cerimônia de premiação.
Ele e colegas de clube não estarão presentes. O Real Madrid declarou que boicotará a premiação por estar convencido de que Vini Jr. foi injustiçado.
O clube disse à AFP que questiona os métodos por trás da escolha do vencedor da Bola de Ouro e afirmou que o zagueiro Dani Carvajal, outro dos 30 jogadores indicados, também foi injustamente ignorado.
Carvajal marcou o primeiro gol na final da Champions League de 2024 contra o Borussia Dortmund, e Vini Jr. selou a vitória por 2 a 0 marcando o segundo no estádio de Wembley.
O atacante do Real Madrid era um dos favoritos para a conquista da premiação da France Football ao melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024.
Vini Jr. venceu a votação popular ligada à Bola de Ouro. Em enquete feita pelo jornal L'Équipe, que é parceiro da premiação, o brasileiro obteve 41,3% dos votos.
O volante Rodri, do Manchester City, ficou em segundo lugar, com 13,5% na votação popular. O jogador ouviu vaias em sua chegada à cerimônia em Paris nesta segunda.