Minas está entre os destinos brasileiros que mais cresceram em turistas estrangeiros em 2024. As cidades turísticas mineiras receberam mais de 42,6 mil turistas internacionais, um aumento de 10,6% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7/1) pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 2.790 estrangeiros visitaram Minas Gerais. Além disso, o Estado cresce 12% acima da média nacional há três anos consecutivos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Os números reforçam o protagonismo de Minas Gerais como um destino cada vez mais valorizado no cenário internacional. O aumento de 10,6% na chegada de turistas estrangeiros em 2024 é fruto do trabalho contínuo de promoção do Estado, com investimentos em campanhas, experiências autênticas e parcerias estratégicas", comemora Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.
Segundo ele, a presença com estande próprio na BTL e na Semana da Cozinha Mineira, em Lisboa, a ação cultural em Paris, o Bar Minas nas Olimpíadas e a participação nas feiras de turismo de Frankfurt e Berlim, além na Specialty Coffe Chicago em Chicago e Las Vegas, em parceria com a Codemge, foram essenciais para posicionar Minas no mercado global. "Minas Gerais, com suas paisagens culturais, sua gastronomia única e seu patrimônio histórico, se consolida como um cartão de visitas do Brasil para o mundo", salienta.
Cidades históricas, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, preservam o legado do período colonial, com igrejas barrocas, museus e ruas de pedra. Belo Horizonte oferece atrações como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, o Circuito Liberdade e o Mercado Central. Já o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional da Serra da Canastra são destinos perfeitos para os amantes do ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Além disso, a culinária mineira é um atrativo à parte.
Recorde nacional
Ao todo, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,657 milhões de turistas internacionais. São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) despontaram como as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024. Proporcionalmente, Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e Pará (47,4%), que receberá a COP30, também registraram aumentos expressivos.
Os "hermanos" continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.