Uma pequena propriedade da região da Serra do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, levou o prêmio de melhor café do país. O Sítio Campo Azul, da cidade de Divino de São Lourenço (ES), foi o vencedor do Coffee of the Year, que elege os destaques do ano no Brasil.
A premiação encerra a Semana Internacional do Café que acontece em Belo Horizonte. O Coffee of the Year chegou a 13ª edição e recebeu 570 inscrições de 13 regiões do país.
"Nesses seis anos produzindo café especial, sempre tivemos a vontade de participar da competição e agora pela primeira vez participando e já conquistando o 1° lugar é inexplicável a sensação", comemorou o produtor Paulo Roberto Alves.
O café produzido lá é o arábica. Ele conquistou os jurados pelo sabor mais adocicado, com acidez balanceada e aroma marcante.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o maior produtor mundial de café. O arábica representa cerca de 70% da produção nacional. Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os principais estados produtores.
Outra espécie de café brasileiro é o canéfora, dividido em duas variedades: conilon e robusta. Aproximadamente 30% da produção de café nacional é de conilon, produzido principalmente por Espírito Santo e Rondônia, também produtor do tipo robusta.
No Coffee of The Year, os capixabas conquistaram a primeira posição nas duas categorias: arábica e canéfora.