O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apresentou uma desaceleração, registrando 0,05% na primeira prévia de abril, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira, 8 de abril de 2025. Em março, o índice havia registrado uma alta de 0,29% na mesma leitura.
O IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - M) apresentou uma queda de 0,07% nesta leitura, revertendo a alta de 0,14% observada na primeira prévia de março. Essa mudança indica um possível alívio nos custos para os produtores, o que pode impactar os preços finais ao consumidor.
O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - M) também desacelerou, passando de 0,77% para 0,28%. Essa diminuição sugere uma pressão inflacionária menor sobre os consumidores, o que pode contribuir para a manutenção do poder de compra.
Em contrapartida, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - M) manteve a mesma variação da primeira prévia de março, com alta de 0,50%. Esse dado indica que os custos no setor da construção civil continuam a apresentar um aumento constante.
Apesar da estagnação no setor da construção civil, a desaceleração do IGP-M e seus componentes (IPA-M e IPC-M) pode ser um indicativo de que as políticas de combate à inflação estão surtindo efeito, o que pode trazer um alívio para o bolso do consumidor e uma perspectiva mais otimista para o mercado financeiro. Resta aguardar os próximos resultados para confirmar essa tendência.
*Reportagem produzida com auxílio de IA