O Ibovespa opera em alta em meio a um cenário global de tensões comerciais, desencadeadas por novos desdobramentos nas tarifas entre China e Estados Unidos. A escalada da disputa tem gerado preocupação nos mercados financeiros, com investidores atentos aos próximos capítulos dessa batalha econômica.
A China elevou as tarifas sobre produtos dos EUA para 125%, em uma clara medida de retaliação. A ação chinesa intensifica a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, impactando diretamente o fluxo de mercado global.
O presidente chinês, Xi Jinping, abordou publicamente a questão, alertando sobre os riscos de uma guerra tarifária.
"Não há vencedores em uma guerra tarifária." disse o presidente Xi Jinping.
Enquanto isso, o governo de Trump busca alternativas para mitigar os efeitos da disputa comercial. Washington está em negociações com Austrália, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul para fortalecer laços comerciais e reduzir a dependência da economia chinesa.
O conselheiro de Trump, Navarro, mencionou que o Secretário do Tesouro dos EUA está liderando as conversas com o Japão e a Coreia do Sul.
"O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent está cuidando do andamento das conversas com o Japão e a Coreia do Sul", afirmou Navarro.
Navarro ressaltou a importância da liderança de Trump nas negociações comerciais.
"Mas Trump é o negociador chefe", acrescentou Navarro.
Apesar de não fornecer detalhes sobre o andamento das negociações, Navarro expressou otimismo quanto à conclusão das tratativas em breve.
*Reportagem produzida com auxílio de IA